Os aplicativos para smartphone fazem parte da vida dos consumidores: seja recebendo um anúncio no app de redes sociais, fazendo um pedido pelo aplicativo de entregas, solicitando um motorista de app ou fazendo compras nas suas lojas favoritas.
No entanto, será que toda empresa ou e-commerce precisa ter um aplicativo próprio? Para responder essa pergunta, listamos 7 motivos para criar aplicativo para sua empresa. Assim, você conhecerá as vantagens e funcionalidades de um app e poderá decidir sobre o investimento nessa tecnologia.
Primeiramente, você precisa conhecer os números do uso de dispositivos mobile e aplicativos de compra – e entender porque esse mercado é uma excelente oportunidade.
Atualmente, existem mais de 227,3 milhões de telefones celulares no Brasil (dados da Teleco – ago/2020). São milhões de pessoas conectadas com diversos tipos de aplicativos durante cerca de 3h40 horas por dia (a média de tempo que o brasileiro passa no celular segundo o relatório da consultoria App Annie).
Além disso, segundo a Criteo Global Commerce Review:
Da mesma forma, o relatório Shopping Apps Report 2020 da Liftoff informa que o crescimento das compras por aplicativo é 5x maior, se comparado as vendas em lojas físicas.
Então, esses dados mostram que os aplicativos são um mercado em crescimento. E se você quiser criar um aplicativo para sua empresa, existem diversas soluções de tecnologia para cada realidade.
A seguir, confira nossa lista com os 7 principais motivos para investir na criação de um app próprio do seu negócio:
De acordo com uma pesquisa da CNDL, 86% dos consumidores realizaram compras online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir uma compra.
Portanto, sabemos que mais da metade dos clientes online passam por alguma experiência em dispositivos móveis ao longo da jornada de compra.
Por isso é tão importante investir nos canais de venda mobile, já que a maioria dos clientes está presente nessas plataformas.
Seja qual for o seu modelo de negócio, você pode criar aplicativo com as soluções de tecnologia que sua empresa precisa.
Para o comércio eletrônico, o cliente consegue fechar um pedido com facilidade pelo app. Além disso é possível buscar pelo produto, adicionar ao carrinho, finalizar a compra, realizar pagamentos e avaliar a compra.
Por outro lado, os restaurantes e os bares, também podem ter aplicativos com sistemas de reservas, pedido antecipado e entrega.
Até mesmo prestadores de serviço podem usufruir de um app, com sistema de agendamento de horários por exemplo e funcionalidades de pagamento.
Ao criar um aplicativo exclusivo para sua loja ou empresa, você poderá oferecer funções específicas para mobile! Veja alguns exemplos a seguir:
Muitas pesquisas mostram que as pessoas passam diversas horas do seu dia conectadas aos smartphones. Por isso, ao criar um aplicativo para sua empresa você garante uma proximidade maior com o consumidor. Afinal, ter o app de uma loja baixado no celular facilita o acesso aos produtos e serviços, fortalecendo a lembrança de marca.
Através das notificações por push, o aplicativo da sua loja pode avisar o cliente de novas promoções e ofertas em tempo real.
Dessa forma, é possível promover as campanhas da sua loja para os usuários que baixarem o app com rapidez e eficiência. Além disso, o aplicativo torna o processo de compra mais ágil, e por isso pode fortalecer as vendas.
Para estimular a atividade do consumidor pelo seu aplicativo, você pode oferecer condições exclusivas. Essa condição pode ser um cupom de desconto específico para o app, por exemplo, ou um programa de fidelidade com acúmulo de pontos e recompensas
Essas estratégias podem ajudar na fidelização desse cliente, aliadas a técnicas de gamificação que tornam a experiência de uso do aplicativo ainda mais prazerosa.
Por último, precisamos destacar a praticidade das compras por aplicativo. Afinal, são poucos toques para conhecer a empresa, obter informações, escolher os produtos ou serviços e realizar o pedido.
Através do app, seus clientes podem resolver suas dúvidas e encontrar aquilo que precisam com muito mais agilidade. Ou seja, ao proporcionar uma facilidade na compra, o cliente irá associar uma experiência positiva ao nome da sua marca.
Tudo isso irá refletir na satisfação do consumidor e na imagem da sua empresa perante o público.
Antes de mais nada, é importante esclarecer que existem duas principais formas de um consumidor entrar em contato com sua empresa através do celular. Ele pode acessar seu site na versão mobile ou baixar o aplicativo.
Portanto, vamos esclarecer aqui as diferenças entre essas duas experiências de dispositivos móveis:
O site mobile é a versão da sua loja virtual ou site institucional que é adaptada para o acesso por dispositivos móveis. Essa versão pode ser responsiva, ou seja, se adapta automaticamente ao tamanho da tela. Mas também pode ser uma versão programada exclusivamente para o acesso pelo celular, com algumas diferenças em relação ao acesso por computadores.
O aplicativo é um software que deve ser baixado e instalado pelo usuário no seu smartphone. Portanto, é um sistema que oferece diversos tipos de interação, reduz o uso de dados móveis e proporciona uma experiência otimizada.
Se com toda essa lista você ficou curioso sobre como criar um aplicativo para o seu negócio, saiba que a Ucommerce pode te ajudar com isso.
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