Conheça Os 7 Principais Motivos Para Criar Aplicativo Para Sua Empresa

Os aplicativos para smartphone fazem parte da vida dos consumidores: seja recebendo um anúncio no app de redes sociais, fazendo um pedido pelo aplicativo de entregas, solicitando um motorista de app ou fazendo compras nas suas lojas favoritas.

No entanto, será que toda empresa ou e-commerce precisa ter um aplicativo próprio? Para responder essa pergunta, listamos 7 motivos para criar aplicativo para sua empresa. Assim, você conhecerá as vantagens e funcionalidades de um app e poderá decidir sobre o investimento nessa tecnologia.

O mobile representa 63% das conversões do e-commerce nacional

Primeiramente, você precisa conhecer os números do uso de dispositivos mobile e aplicativos de compra – e entender porque esse mercado é uma excelente oportunidade.

Atualmente, existem mais de 227,3 milhões de telefones celulares no Brasil (dados da Teleco – ago/2020). São milhões de pessoas conectadas com diversos tipos de aplicativos durante cerca de 3h40 horas por dia (a média de tempo que o brasileiro passa no celular segundo o relatório da consultoria App Annie).

Além disso, segundo a Criteo Global Commerce Review:

  • 27% das vendas online registradas no Brasil foram feitas com aplicativos;
  • 63% das conversões obtidas pelo e-commerce nacional foram feitas por internet móvel;

Da mesma forma, o relatório Shopping Apps Report 2020 da Liftoff informa que o crescimento das compras por aplicativo é 5x maior, se comparado as vendas em lojas físicas.

Então, esses dados mostram que os aplicativos são um mercado em crescimento. E se você quiser criar um aplicativo para sua empresa, existem diversas soluções de tecnologia para cada realidade.

7 motivos para criar aplicativo para sua empresa

A seguir, confira nossa lista com os 7 principais motivos para investir na criação de um app próprio do seu negócio:

  1. O mobile é o canal mais usado
  2. As funcionalidades do seu negócio em um só lugar
  3. Funções exclusivas para mobile
  4. Proximidade com o cliente
  5. Canal de marketing direto
  6. Fidelização do cliente
  7. Experiência de compra com maior praticidade

1 - Mobile é o canal mais usado

De acordo com uma pesquisa da CNDL, 86% dos consumidores realizaram compras online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir uma compra.

Portanto, sabemos que mais da metade dos clientes online passam por alguma experiência em dispositivos móveis ao longo da jornada de compra.

Por isso é tão importante investir nos canais de venda mobile, já que a maioria dos clientes está presente nessas plataformas.

2 - As principais funcionalidades do seu negócio em um só lugar

Seja qual for o seu modelo de negócio, você pode criar aplicativo com as soluções de tecnologia que sua empresa precisa.

Para o comércio eletrônico, o cliente consegue fechar um pedido com facilidade pelo app. Além disso é possível buscar pelo produto, adicionar ao carrinho, finalizar a compra, realizar pagamentos e avaliar a compra.

Por outro lado, os restaurantes e os bares, também podem ter aplicativos com sistemas de reservas, pedido antecipado e entrega.

Até mesmo prestadores de serviço podem usufruir de um app, com sistema de agendamento de horários por exemplo e funcionalidades de pagamento.

3 - Ofereça funções exclusivas para experiência mobile

Ao criar um aplicativo exclusivo para sua loja ou empresa, você poderá oferecer funções específicas para mobile! Veja alguns exemplos a seguir:

  • Botão para compartilhar em redes sociais;
  • GPS – criar a rota para o endereço em poucos toques;
  • Click-to-call, também conhecido como clique para ligar já facilita muito as ligações para sua empresa.

4 – Esteja em contato constante com seu cliente

Muitas pesquisas mostram que as pessoas passam diversas horas do seu dia conectadas aos smartphones. Por isso, ao criar um aplicativo para sua empresa você garante uma proximidade maior com o consumidor. Afinal, ter o app de uma loja baixado no celular facilita o acesso aos produtos e serviços, fortalecendo a lembrança de marca.

5 – Canal de marketing direto com notificações push

Através das notificações por push, o aplicativo da sua loja pode avisar o cliente de novas promoções e ofertas em tempo real.

Dessa forma, é possível promover as campanhas da sua loja para os usuários que baixarem o app com rapidez e eficiência. Além disso, o aplicativo torna o processo de compra mais ágil, e por isso pode fortalecer as vendas.

6 – Fidelize os clientes com programa de incentivos e descontos exclusivos

Para estimular a atividade do consumidor pelo seu aplicativo, você pode oferecer condições exclusivas. Essa condição pode ser um cupom de desconto específico para o app, por exemplo, ou um programa de fidelidade com acúmulo de pontos e recompensas

Essas estratégias podem ajudar na fidelização desse cliente, aliadas a técnicas de gamificação que tornam a experiência de uso do aplicativo ainda mais prazerosa.

7 – Uma experiência de compra única: fácil, acessível e rápida

Por último, precisamos destacar a praticidade das compras por aplicativo. Afinal, são poucos toques para conhecer a empresa, obter informações, escolher os produtos ou serviços e realizar o pedido.

Através do app, seus clientes podem resolver suas dúvidas e encontrar aquilo que precisam com muito mais agilidade. Ou seja, ao proporcionar uma facilidade na compra, o cliente irá associar uma experiência positiva ao nome da sua marca.

Tudo isso irá refletir na satisfação do consumidor e na imagem da sua empresa perante o público.

Qual a diferença entre aplicativo e site mobile?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que existem duas principais formas de um consumidor entrar em contato com sua empresa através do celular. Ele pode acessar seu site na versão mobile ou baixar o aplicativo.

Portanto, vamos esclarecer aqui as diferenças entre essas duas experiências de dispositivos móveis:

SITE RESPONSIVO OU VERSÃO MOBILE:

O site mobile é a versão da sua loja virtual ou site institucional que é adaptada para o acesso por dispositivos móveis. Essa versão pode ser responsiva, ou seja, se adapta automaticamente ao tamanho da tela. Mas também pode ser uma versão programada exclusivamente para o acesso pelo celular, com algumas diferenças em relação ao acesso por computadores.

APLICATIVO:

O aplicativo é um software que deve ser baixado e instalado pelo usuário no seu smartphone. Portanto, é um sistema que oferece diversos tipos de interação, reduz o uso de dados móveis e proporciona uma experiência otimizada.

Como criar aplicativo para sua empresa?

Se com toda essa lista você ficou curioso sobre como criar um aplicativo para o seu negócio, saiba que a Ucommerce pode te ajudar com isso.

Nós temos uma equipe de especialistas em desenvolvimento de app mobile para criar uma solução exclusiva com foco na experiência do usuário e valores acessíveis para pequenas e médias empresas.

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