9 motivos para você ter uma loja virtual

A tecnologia muda constantemente nossas vidas, no comércio não é diferente. A pandemia obrigou que muitos lojistas migrassem parcial ou totalmente para o digital. Hoje, se você não está presente na internet, sua loja não existe e você está perdendo oportunidades de ouro.

Os clientes estão cada vez mais propensos a realizar compras online. Segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2021, quase 80 milões de pessoas fizeram compras online no Brasil

Eles representaram mais de 335 milhões de pedidos, somando um faturamento total de R$ 150 Bilhões. 

Porém, ter uma loja virtual possui muitos benefícios além do financeiro. Se você ainda está em dúvida em abrir o seu próprio negócio na internet, precisa ler esse artigo até o final, pois vamos apresentar 9 vantagens de abrir sua loja virtual.

Mudança no hábito de consumo

Para começarmos a falar sobre as vantagens é importante saber que os hábitos dos consumidores mudaram ao longo dos anos, e principalmente, após a pandemia. 

Hoje, passamos mais tempo conectados do que fora da internet, toda nossa vida está se tornando digital. Assistimos filmes pela internet, acessamos redes sociais diariamente, temos todas as informações do mundo em nossas mãos.

Isso fez com que as novas gerações de consumidores ficassem cada vez mais imediatistas e digitais. Eles buscam as respostas mais rápidas e sem precisar sair de casa. 

Segundo a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pelo PayPal, antes da pandemia apenas 35% dos entrevistados realizavam compras online. Em 2021, esse número chegou aos 60%

Outra mudança no comportamento dos consumidores é em relação às exigências sobre as marcas. Hoje em dia, uma marca precisa estar presente em redes sociais e atualizada com as tendências de mercado e sustentabilidade.

Motivos para você abrir sua loja virtual

Agora que você já está sabendo das mudanças no comportamento de consumo dos clientes, você deve estar esperando para conhecer os benefícios e vantagens que a loja virtual pode te oferecer.

Separamos 9 motivos fundamentais que você vai adorar e vão convencê-lo a abrir seu próprio e-commerce.

Seu cliente está na internet

O principal motivo é que seu cliente está na internet. Goste você ou não de redes sociais, cada vez mais as pessoas estão usando.

Muitos clientes pesquisam e levam em consideração a opinião de influenciadores na hora de decidir se vai ou não comprar. Segundo a pesquisa Digital Ad Spend, 36% dos consumidores são influenciados na decisão de compra.

Sua loja física vende mais

Conforme você melhora sua presença online e realiza vendas, seu reconhecimento de marca fica mais forte. Isso quer dizer que os clientes terão mais confiança na hora de comprar com você e sua loja física pode ser beneficiada, aumentando as vendas e levando mais clientes. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-commerce não diminui os resultados da loja física, mas sim, ampliam suas possibilidades.

Os concorrentes estão na Internet

Outro motivo para você abrir uma loja virtual é que seus concorrentes estão na internet. Da mesma forma que os clientes utilizam redes sociais, seus concorrentes também.

Se você não tiver presença no digital, os clientes irão para sua concorrência. Por isso, se você não quer perder essas oportunidades, não perca tempo e monte sua loja virtual.

Alcançar o topo do Google

Já pensou em estar na primeira posição do Google? Ser a primeira opção da maior ferramenta de buscas do mundo só é possível com uma loja virtual e um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

Segundo estudos da Zero Limit Web, as 5 primeiras posições são responsáveis por mais de 67% do total de cliques daquela página, ou seja, estar no topo é importante para melhorar sua autoridade de marca.

Simples e baixo custo

Ao contrário de uma loja física, um e-commerce exige um investimento inicial menor, não precisa de espaços muito grandes e são mais simples de gerir. 

Óbvio que isso não significa estar longe de problemas, mas, inicialmente, uma loja virtual é mais fácil de gerir.

Imagem de ijeab no Freepik

Aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana

Lembra quando falamos sobre o novo perfil de consumidores? Eles são imediatistas, querem comprar o produto na hora e receber o mais rápido possível. Uma loja virtual permite que eles realizem compras a qualquer hora do dia.

Não importa se é feriado, madrugada, final de semana ou férias, sua loja sempre estará lá, pronta para receber os clientes.

Flexibilidade de horários

Além da facilidade para os clientes, você também tem mais flexibilidade nos seus horários. Com uma loja virtual, você pode trabalhar diretamente da sua casa, não importando o horário ou o dia.

Fácil de gerencial o estoque

Já comentamos sobre não precisar de um espaço dedicado para estoque, mas vale a pena ressaltar. Um e-commerce possui diversas praticidades nesse ponto.

Inclusive, uma nova tendência entre as lojas virtuais é o Estoque Dropshipping, onde o lojista não precisa manter um estoque próprio e a entrega fica por responsabilidade do fornecedor.

Se quiser conhecer mais sobre os tipos de estoque, leia nosso artigo completo.

Melhora a comunicação com os clientes

Por último, ter uma loja virtual melhora sua comunicação com os clientes. Você pode oferecer diferentes canais de atendimento, como redes sociais, chatbot, WhatsApp, e-mail e muitos outros.

Além disso, estar na internet ajuda a transmitir ideais, crenças e informações sobre sua marca. Você pode usar, inclusive, para educar os clientes sobre seus produtos.

Conclusão

Se você chegou até aqui, deve estar muito animado para abrir sua própria loja virtual. Com tudo isso é bem fácil de ver as vantagens que elas oferecem. 

Na Ucommerce você encontra toda ajuda para abrir sua própria loja virtual, como temas, perfromance, desenvolvimento, SEO, Design, Marketing, Mídia programática e hospedagem.