Copyright ©2020 Ucommerce | Av. Hygino Muzi Filho, 529 Sala 140 B | CNPJ: 21.859.416/0001-30
A área do comércio eletrônico e dos marketplaces está constantemente mudando. Isso afeta tanto a interação com os clientes quanto os aspectos internos, que impactam diretamente aqueles que trabalham no setor. Uma das tendências mais recentes é o uso de plataformas de comércio headless, um conceito ainda em desenvolvimento, mas que promete ser bem-sucedido.
Mas antes de entender o que é Headless, vamos entender alguns conceitos básicos:
Portanto, um sistema de comércio eletrônico comum é composto por uma parte interna (back-end) e uma parte externa (front-end) que estão completamente ligadas e interdependentes. Qualquer mudança feita em uma dessas partes terá reflexo na outra.
Headless é um termo utilizado para descrever a execução de um computador sem uma interface gráfica de usuário (GUI) visível. Em vez disso, os comandos são enviados e recebidos através de linha de comando ou de outra interface de programação. Isso é útil em situações em que o computador está sendo usado como um servidor ou em tarefas automatizadas onde a interface gráfica não é necessária.
Estudos do Vanson Bourne em 2021 com 400 entrevistados nos EUA, Reino Unido e Austrália revelou que:
Mas afinal de contas, como o Headless influencia em um e-commerce? Calma que vou te explicar agora.
O uso de sistemas Headless em e-commerce pode ser muito importante porque permite que as empresas criem uma experiência de compra personalizada e otimizada para seus clientes. Alguns exemplos de como isso pode ser feito incluem:
Com um sistema Headless , é possível integrar facilmente diferentes ferramentas e aplicativos para criar uma experiência de compra mais fluida para os clientes.
Com um sistema Headless, as empresas podem criar interfaces personalizadas para diferentes dispositivos e plataformas, o que pode melhorar a experiência de compra para os clientes.
Por maior que seja uma empresa, o dinheiro para investir em atendimento não é infinito. Além disso, os atendimentos levam tempo, nessa hora os chatbots são essenciais para ajudar a escalar, responder várias pessoas ao mesmo tempo e ainda ter um menor custo.
Como os sistemas headless não precisam carregar elementos desnecessários, eles podem ser mais leves e rápidos, melhorando a experiência do usuário e a conversão.
Enfim, o uso de sistemas Headless em e-commerce permite que as empresas criem experiências de compra personalizadas e otimizadas para seus clientes, o que pode ajudar a aumentar as vendas e a retenção de clientes.
Copyright ©2020 Ucommerce | Av. Hygino Muzi Filho, 529 Sala 140 B | CNPJ: 21.859.416/0001-30