A área do comércio eletrônico e dos marketplaces está constantemente mudando. Isso afeta tanto a interação com os clientes quanto os aspectos internos, que impactam diretamente aqueles que trabalham no setor. Uma das tendências mais recentes é o uso de plataformas de comércio headless, um conceito ainda em desenvolvimento, mas que promete ser bem-sucedido.
Mas antes de entender o que é Headless, vamos entender alguns conceitos básicos:
- Front-end: é a parte da aplicação web ou software que o usuário final interage, geralmente construído em tecnologias como HTML, CSS e JavaScript.
- Back-end: é a parte do aplicativo que é responsável por gerenciar as solicitações do front-end, geralmente escrito em linguagens como Java, Python ou Ruby.
- API (Application Programming Interface): é um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes sistemas se comuniquem entre si. Em geral, as APIs permitem que os desenvolvedores acessem dados ou recursos de outras aplicações ou serviços.
Portanto, um sistema de comércio eletrônico comum é composto por uma parte interna (back-end) e uma parte externa (front-end) que estão completamente ligadas e interdependentes. Qualquer mudança feita em uma dessas partes terá reflexo na outra.