headless commerce

O que é headless commerce e como ele influencia no seu e commerce

A área do comércio eletrônico e dos marketplaces está constantemente mudando. Isso afeta tanto a interação com os clientes quanto os aspectos internos, que impactam diretamente aqueles que trabalham no setor. Uma das tendências mais recentes é o uso de plataformas de comércio headless, um conceito ainda em desenvolvimento, mas que promete ser bem-sucedido.

Mas antes de entender o que é Headless, vamos entender alguns conceitos básicos:

  • Front-end: é a parte da aplicação web ou software que o usuário final interage, geralmente construído em tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. 
  • Back-end: é a parte do aplicativo que é responsável por gerenciar as solicitações do front-end, geralmente escrito em linguagens como Java, Python ou Ruby. 
  • API (Application Programming Interface): é um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes sistemas se comuniquem entre si. Em geral, as APIs permitem que os desenvolvedores acessem dados ou recursos de outras aplicações ou serviços.

Portanto, um sistema de comércio eletrônico comum é composto por uma parte interna (back-end) e uma parte externa (front-end) que estão completamente ligadas e interdependentes. Qualquer mudança feita em uma dessas partes terá reflexo na outra.

Mas afinal, o que é Headless commerce?

Headless é um termo utilizado para descrever a execução de um computador sem uma interface gráfica de usuário (GUI) visível. Em vez disso, os comandos são enviados e recebidos através de linha de comando ou de outra interface de programação. Isso é útil em situações em que o computador está sendo usado como um servidor ou em tarefas automatizadas onde a interface gráfica não é necessária.

Estudos do Vanson Bourne em 2021 com 400 entrevistados nos EUA, Reino Unido e Austrália revelou que:

  • 64% das empresas já estava usando uma arquitetura headless em 2020, o que representou um aumento de 25% em relação a 2019;
  • 92% reconheceram que as tecnologias headless tornaram mais fácil entregar uma abordagem de conteúdo consistente.

Mas afinal de contas, como o Headless influencia em um e-commerce? Calma que vou te explicar agora. 

O uso de sistemas Headless em e-commerce pode ser muito importante porque permite que as empresas criem uma experiência de compra personalizada e otimizada para seus clientes. Alguns exemplos de como isso pode ser feito incluem:

Integração de diferentes sistemas:

Com um sistema Headless , é possível integrar facilmente diferentes ferramentas e aplicativos para criar uma experiência de compra mais fluida para os clientes.

Otimização para mecanismos de busca:

Com um sistema Headless, as empresas podem criar interfaces personalizadas para diferentes dispositivos e plataformas, o que pode melhorar a experiência de compra para os clientes.

Flexibilidade para atualizações e mudanças:

Por maior que seja uma empresa, o dinheiro para investir em atendimento não é infinito. Além disso, os atendimentos levam tempo, nessa hora os chatbots são essenciais para ajudar a escalar, responder várias pessoas ao mesmo tempo e ainda ter um menor custo. 

Melhor desempenho:

Como os sistemas headless não precisam carregar elementos desnecessários, eles podem ser mais leves e rápidos, melhorando a experiência do usuário e a conversão.

Conclusão

Enfim, o uso de sistemas Headless em e-commerce permite que as empresas criem experiências de compra personalizadas e otimizadas para seus clientes, o que pode ajudar a aumentar as vendas e a retenção de clientes.