Como aumentar o faturamento da sua empresa com mobile commerce

Você já ouviu falar sobre o mobile commerce ou também conhecido como m-commerce?

O mobile commerce nada mais é do que o comércio eletrônico nas mãos do consumidor, ou seja, de qualquer lugar que ele estiver, ele tem acesso a sua loja, por meio dos smartphones, tablets e tecnologia sem fio no geral.

Ele surge do novo contexto onde as pessoas não precisam ter acesso a um computador para conseguir acessar às lojas onlines. Tudo fica na palma da mão, por meio de sites ou até apps das lojas. 

Pesquisas mostram que 83% das pessoas compram pelo celular hoje em dia, ou seja, esse mercado é muito grande e por isso, é necessário saber se destacar no meio de tantos concorrentes. É preciso oferecer facilidade, rapidez e simplicidade na compra, para aí sim fechar negócio.

O mobile commerce traz muitas facilidades que grande parte das vezes, uma loja física não oferece. Por exemplo, a facilidade de comprar de qualquer lugar já é uma vantagem sem comparação, o processo de compra é mais rápido e fácil e permite uma interatividade melhorada entre empresa e consumidor. 

Quando o comércio online começou a se popularizar, as lojas focavam nas versões que eram mais usadas na época, ou seja, para os desktops. Com a evolução e popularização da internet, houve uma grande migração dos acessos dos computadores para as versões mobiles. Sendo assim, houve a necessidade das empresas se modernizarem e voltar seu comércio eletrônico, primeiro para os smartphones e depois os desktops. 

As pessoas passam muito mais tempo conectadas via dispositivos móveis do que no desktop. Segundo o relatório App Annie Intelligence, a população brasileira fica em média 5,4 horas por dia no celular, um dos maiores tempos de conexão do mundo.

Portanto, considerando que as pessoas passam quase seis horas por dia conectadas através desses dispositivos, é fundamental que sua loja esteja presente neles, com uma plataforma ou site ideal para a navegação nesse ambiente, bem como uma estratégia bem estruturada de posicionamento mobile.

Quando falamos em mobile first, estamos falando sobre desenvolver lojas online considerando o contexto atual, isto é, pensando prioritariamente no layout e na experiência de compra para dispositivos móveis e depois adaptá-los para o formato desktop. Isso porque o mobile representa um grande percentual das compras realizadas hoje, com perspectivas de crescimento para o futuro próximo.

 

3 coisas que a sua versão mobile precisa ter

É importante entender que não é tão simples quanto parece, não adianta só ter um app ou uma versão mobile, se não tiver uma boa usabilidade. É necessário ter estratégias para planejar uma página amigável, fácil navegação e que esteja com o conteúdo na formatação correta para os smartphones.

Para uma boa usabilidade mobile, alguns itens para ter em mente, são: rapidez no carregamento, layout adaptado, textos curtos, botões maiores e rolagem rápida. A ideia é levar o consumidor ao fechamento da compra com o menor número possível de cliques.

1- Ter um layout responsivo

A capacidade de adaptar o tamanho da tela para vários tamanhos de tela, é chamada de responsividade. Sites que não têm essa funcionalidade são penalizados no rankeamento do Google, já que não oferecem ao usuário uma boa experiência.

2- Ter botões com tamanho bom para não atrapalhar o fluxo da compra

O tamanho dos botões também é de essencial importância. Se eles forem muito grandes, atrapalham as outras informações, como as fotos, categorias e outras coisas. Agora se for pequeno demais, atrapalha no fluxo da compra, dificultando o próximo passo do consumidor.

3- Lembrar de deixar sempre visível o caminho que o usuário está fazendo para que ele possa voltar a qualquer momento

É sempre importante deixar claro para o cliente que ele pode voltar a qualquer momento para o passo anterior, sites que dificultam esse processo acabam perdendo venda, porque o consumidor não consegue voltar, precisa ficar voltando à tela inicial e acaba se perdendo no processo. 

Conclusão

Por isso, é de vital importância que o seu site tenha tanto a versão desktop, quanto a mobile. Pode parecer uma coisa simples, mas você verá que com a melhor usabilidade para smartphones, seu faturamento aumentará. 

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