Guia de Google Ads para Afiliados

Um programa de afiliados é uma solução para marcas alcançarem mais vendas e vendedores serem remunerados com comissão. E para potencializar o alcance dos anúncios, existem estratégias de Google Ads para afiliados.

Confira nosso post completo para entender como utilizar as ferramentas de mídia paga para fortalecer suas estratégias de venda por meio de links afiliados.

Desmistificando o marketing de afiliados

Se você ainda não sabe o que são afiliados, trazemos uma introdução sobre o assunto.

Os programas de afiliados podem ser promovidos por plataformas de infoprodutos ou programas de lojas e marketplaces que comercializam produtos físicos, através de um sistema que identifica as vendas feitas por determinados revendedores e os remunera corretamente.

  • Plataforma: é o sistema pelo qual são comercializados produtos;
  • Produtores ou Fabricantes: são as pessoas que fornecem o produto para ser vendido;
  • Afiliados: são os vendedores que promovem esses produtos e ganham comissão sobre as vendas.

 

A forma mais comum de atribuir vendas e comissões é por meio do link de afiliado, uma URL personalizada que contabiliza todas as vendas feitas por ele. Também existem formas de contabilizar as comissões por meio de um cupom de desconto específico para cada revendedor.

Para que esses afiliados possam alcançar clientes e vender mais, existem inúmeras estratégias de divulgação que podem ser utilizadas. Falaremos sobre elas mais a frente nesse artigo.

Quais as vantagens de trabalhar com afiliados?

Esse sistema permite que fabricantes, indústrias e lojas alcancem ainda mais vendas sem ter que investir valores altíssimos em publicidade, já que seus afiliados parceiros realizam o trabalho de promover os produtos.

Para os vendedores, o programa de afiliados permite que eles sejam remunerados corretamente por cada venda realizada.

Dessa forma, é um método de marketing baseado em resultado que possibilita que os produtores e profissionais de vendas trabalhem juntos em um sistema de compartilhamento de receita.

Como vender por meio de afiliados

Quem deseja ganhar com a venda de produtos por meio de links afiliados, o primeiro passo é se cadastrar em um programa de parceria de alguma empresa.

Depois, você precisa desenvolver estratégias para divulgar seus links para potenciais compradores.

Conheça algumas estratégias para divulgar seu link de afiliado:

  • Criando um blog ou site próprio, atraindo tráfego por meio de otimização orgânica ou anúncios de mídia paga;
  • Criando um canal no Youtube ou nas redes sociais, onde você pode compartilhar conteúdo relevante que atraia o público interessado no tipo de produto que você está vendendo.

Como usar o Google Ads para afiliados

O Google Ads é uma ferramenta que permite que os sites do mundo todo criem anúncios que são exibidos na pesquisa Google, no Google Shopping e na rede de display.

Para que o seu anúncio apareça em um anúncio de link patrocinado, você precisa seguir alguns passos:

  1. Criar uma conta no Google Ads;
  2. Configurar sua conta;
  3. Criar uma campanha;
  4. Definir a meta da campanha, que pode ser de vendas, tráfego, geração de leads entre outros;
  5. Escolher entre um dos tipos de campanha de Google Ads;
  6. Definir o orçamento e lances;
  7. Adicionas extensões e criar grupos de anúncios;
  8. Selecionar sua segmentação;
  9. Configurar as conversões.

 

Porém, se você fizer tudo isso e incluir o link da plataforma de afiliados, seu anúncio pode ser bloqueado. Isso porque você estaria usando um link que, tecnicamente, não é seu, e pertence à plataforma que criou o programa de parcerias. E isso está contra a política de publicidade do Google.

Para que o afiliado anuncie pelo Google Ads, ele precisa ter um site próprio. Esse site pode ser criado de forma gratuita por plataformas como Google Sites, WordPress entre outras.

No entanto, para criar um site eficiente, talvez você precise investir um tempo estudando algumas técnicas básicas de configuração. Afinal, um site capaz de gerar vendas precisa oferecer uma boa experiência para o usuário, que seja fácil de navegar e procurar pelos produtos, além de um processo de checkout simplificado.

um exemplo de anúncio em google ads
Exemplo de anúncio no Google Ads

Dicas para aumentar suas vendas como afiliado

Com isso em mente, vale a pena explorar as outras formas de atrair clientes interessados em comprar seus produtos:

  • Marketing de conteúdo;
  • Criação de vídeos relevantes no Youtube: como dicas, reviews, informações importantes que são procurados pelo seu público alvo;
  • Criação e conteúdo nas redes sociais;
  • Fortalecimento de comunidade através de ferramentas como grupos de Facebook. grupos e listas do WhatsApp Business e Telegram.

 

Todas essas estratégias são essenciais para trazer tráfego para seus links. Não adianta nada focar apenas no dinheiro, direcionando esforços para vendas diretas que nem sempre são bem sucedidas.

Mas, se você investe em atrair um público para seu site, canal ou rede social, poderá promover seus links para cada vez mais pessoas com mais facilidade.

 

Para otimizar a integração entre as empresas produtoras e os vendedores parceiros, você precisa conhecer a Afiliou. Somos um programa de gestão de afiliados que proporciona mais praticidade para controlar repasses de comissões e ganhos.