Você já ouviu falar em Marketing Conversacional? Essa é uma estratégia que usa conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra.
Essas conversas são feitas por meio de chatbots, que são programados para reproduzir diálogos reais e humanizados. Focando na melhor comunicação entre a empresa e os leads, sem a necessidade de esperar horas para ser atendido, é tudo feito de forma automática e rápida.
Para isso, ele une o conhecimento humano, as tecnologias de automação e a inteligência artificial para criar e desenvolver relações duradouras entre um negócio e o seu público.
Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, o uso de chatbots online vem crescendo cada vez mais no mercado. Só no Brasil, houve um aumento de 46,76% na criação de bots no período de 2021 para 2022.
Os chatbots podem ajudar com muitas coisas na sua empresa, por isso fizemos uma lista de diferentes automações que podem ser feitas. Dá uma conferida:
O Marketing Conversacional ajuda a otimizar o tempo de resposta, aumentando o desempenho da equipe de vendas, marketing e atendimento.
Além disso, eles ajudam em uma comunicação humanizada e uma boa experiência de compra para os clientes. Mas não é só isso, confira mais algumas vantagens a seguir.
Através do atendimento do chatbot, você garante que as pessoas serão atendidas 24h por dia, coisa que com atendimento humano, seria possível somente o atendimento em horário comercial.
O chatbot não necessariamente anula o atendimento feito por pessoas. Em alguns nichos, ele pode ser necessário para aprofundar a conversa. Porém algumas perguntas básicas como:horário de funcionamento, rastreio do pedido, formas de pagamento e outras coisas, por exemplo, podem ser respondidas facilmente pelo chatbot.
Por maior que seja uma empresa, o dinheiro para investir em atendimento não é infinito. Além disso, os atendimentos levam tempo, nessa hora os chatbots são essenciais para ajudar a escalar, responder várias pessoas ao mesmo tempo e ainda ter um menor custo.
Sabe quando você vai comprar em uma loja e você se encanta com o atendimento e os argumentos que o vendedor usou com você? Com os chatbots pode acontecer a mesma coisa, eles podem trazer vantagens sobre um produto e serviço que, com fluxos bem desenhados e humanizados, farão Leads se interessarem e virarem clientes, agilizando o ciclo de vendas. Depois, continue o pós-venda digitalmente, tirando dúvidas e fidelizando o cliente.
Resumindo, o Marketing Conversacional alinhado com os chatbots, chegaram para facilitar a vida da empresa. Eles são capazes de otimizar tempo, diminuir a mão de obra e ainda fazer um acompanhamento 24h por dia. Se tem coisa melhor que isso, eu desconheço. Agora chega de desculpas, se a sua empresa ainda não usa essa ferramenta, já está mais do que na hora de começar a usá-la.
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