Você já ouviu falar em UX? Ou melhor “User Experience”, que em tradução direta do inglês para nossa língua significa experiência do usuário.
De forma resumida, UX design seria a experiência do usuário, como ele vai se sentir comprando em sua loja. Isso é essencial e traz inúmeros benefícios para o e-commerce, principalmente na hora de se destacar nesse mercado tão vasto, que é a internet.
Com o avanço da tecnologia, não podemos negar que está cada vez mais concorrido vender no digital. Diferentes empresas com o mesmo objetivo, vender cada vez mais. Isso significa que os sites de comércio eletrônico precisam entender as necessidades do usuário e as mudanças de comportamento.
Todo mundo faz compra online e por isso não basta agradar o cliente apenas com uma promoção ou um cupom de desconto. É necessário fornecer uma experiência que vá marcar o cliente e faça ele voltar a comprar em sua loja.
É exatamente nessa hora que entra o design UX em seu site, ou seja, é necessário uma configuração estratégica que tenha foco na experiência do consumidor. Criando um espaço que ele navegue com facilidade e consiga efetuar as compras de maneira simplificada.
Mas calma que isso é só uma introdução. Vamos entender agora qual a importância do UX no seu ecommerce. Vem comigo!
Como já falamos acima, hoje em dia não basta apenas cupons e promoções, é necessário saber como o cliente se sente enquanto navega em seu site, como ele se sente após fechar o navegador? É tranquilo, é rápido? É necessário saber tudo isso.
Considerar o visual e a identidade da loja é fundamental, porém os empreendedores que buscam o verdadeiro sucesso devem ir além. O UX design existe exatamente para isso.
No e-commerce não se tem um vendedor à disposição para atender o cliente e tirar todas as suas dúvidas, assim como na loja física, por isso é importante ter os canais de atendimento, mas com uma boa UX já é meio caminho andado para o consumidor.
Nesse sentido, a aplicação do design UX no e-commerce abrange vários pontos importantes, como:
Além de aumentar as vendas, um e-commerce com um bom design de UX pode garantir uma boa experiência do usuário, fazendo com que ele volte a comprar mais vezes em sua loja e ainda indique os amigos.
Se você quer aprender a colocar em prática um bom UX em seu site, confira essas dicas logo abaixo e veja seus resultados aparecerem.
Não adianta você vender sem saber exatamente o que o seu cliente quer, dessa forma, é sempre necessário ter um canal para ouvi-los. Você pode fazer isso por meio de:
Novamente, não adianta investir em fotos lindas maravilhosas, grande variedade de produtos e faltar um monte de informação.
Essas são apenas algumas das inúmeras informações que podem ser relevantes na hora da venda. Outro ponto interessante é investir em SEO, geralmente as pessoas encontram seu e-commerce por meio de uma pesquisa na web, o que faz o SEO e o UX formarem uma dupla inigualável.
Além de permitir que os clientes saibam tudo, sua loja tem uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Você sabia que de acordo com as informações do IBGE, cerca de 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência?
Essa é uma grande parte do mercado, e tornar seu e-commerce acessível é um diferencial que pode te dar uma vantagem sobre a concorrência.
Incluir a navegação para deficientes visuais em seu design de UX é uma ótima maneira de atrair mais clientes em potencial, além de tornar sua marca mais inclusiva, isso ajuda a construir sua reputação.
O UX design pode te ajudar a se destacar entre os concorrentes, te ajuda a fidelizar o cliente e ainda pode auxiliar na construção da sua marca.
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