O que é Split de Pagamento?

O split de pagamento vem se tornando uma ferramenta cada vez mais importante no mercado eletrônico atual. Isso porque a busca e a oferta por produtos comercializados digitalmente tem crescido cada dia mais.

Mas afinal, o que é Split de Pagamento?

O split de pagamento, também conhecido como “split payment”, permite que o dinheiro das vendas realizadas através de um marketplace, por exemplo, seja dividido entre diferentes fornecedores, evitando, dessa forma, que o cliente seja obrigado a realizar o pagamento separadamente quando efetua uma compra incluindo produtos comercializados por diferentes lojas. Ou seja, é uma forma de facilitar o repasse financeiro dentro de um marketplace.

Ainda não conseguiu compreender completamente? Não tem problema, nós te damos um exemplo! Imagine que você realizou uma compra em um marketplace – independente se for em um site ou em um aplicativo – selecionando mais de um produto de diferentes vendedores ou fornecedores. Mesmo que o dinheiro tenha que ser destinado para vários comerciantes diferentes, você realiza um único pagamento equivalente à soma dos valores, correto? “E como esse valor será divido e entregue aos respectivos destinatários?”, você deve se perguntar. É justamente aí que entra o split de pagamento. Ele é o responsável por realizar essa divisão, como o próprio nome já diz, de pagamentos.

Split de Pagamento

Como funciona um Split de Pagamento?

É através de um split de pagamento que as políticas de divisão de valor a serem aplicadas sobre uma venda são determinadas. Essas políticas podem incluir gerenciamento de valores pré-definidos de comissionamento baseados em um percentual da venda, tipo de operação ou até mesmo por número de parcelas. Isso permite que o marketplace crie regras fixas de recebimento sobre todas as vendas realizadas dentro da sua plataforma e ainda estipule seu próprio comissionamento sobre tudo.

Porém, é bom reforçar que todas as regras relacionadas ao pagamento propriamente dito, são acordadas diretamente entre a plataforma de marketplace e seus lojistas. Isso inclui percentual de comissão, taxas e responsabilidades sobre o valor do frete, por exemplo. No que se diz respeito a esse procedimento burocrático, o consumidor não toma conhecimento, garantindo um checkout ágil e didático, ou seja, uma boa experiência nas suas compras. 

E tudo isso acontece de forma simples e prática. Como no exemplo citado acima, o consumidor faz a escolha de produtos comercializados por diferentes lojas, decide pela compra e determina a forma de pagamento. O split, então, entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito.

Para quem é indicado o uso do Split de Pagamento?

Uso de Split de Pagamento em Marketplaces

Nós recomendamos o uso de um split de pagamento para qualquer negócio que precise dividir um determinado valor entre mais de uma pessoa ou empresa. Ou seja, a tecnologia também pode ser implementada em qualquer negócio digital que envolva prestação de serviços e promova a relação entre compradores, vendedores e até parceiros. Contudo, é inegável que atualmente as plataformas que mais têm utilizado essa ferramenta são os marketplaces.

Isso porque, ao contratar um meio de pagamento que ofereça split, sua empresa fica isenta de uma série de obrigatoriedades perante o Banco Central e as bandeiras, que são as instituidoras do arranjo de pagamentos. É muito mais vantajoso e menos trabalhoso, tornando a gestão do seu negócio muito mais fácil.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre essa ferramenta, é só escolher a que melhor se encaixa no seu negócio! E é pensando justamente em facilitar a vida do empreendedor que a Ucommerce oferece um ótimo split de pagamento adaptável a qualquer tipo de marketplace ou digital business, com funcionamento fácil e seguro, e o melhor de tudo, com suporte para retirada de dúvidas ou resolução de qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer. Se interessou? Então clica no botão abaixo e saiba mais!