Não é segredo para ninguém que a internet está em constante mudança e evolução. Com a chegada dos smartphones não foi diferente, quem diria que você conseguiria ter tudo na palma da sua mão e teria acesso ao mundo inteiro em um piscar de olhos.
Os smartphones chegaram para revolucionar e cada vez mais eles conseguem atingir tanto o público infantil quanto os idosos, dificilmente você conhecerá alguém que não tem celular, ou melhor alguém sem acesso a internet.
No último ano, cerca de 78% dos brasileiros e brasileiras fizeram compras online. Um relatório divulgado pela RankMyApp mostra como o brasileiro usa cada vez mais o smartphone para fazer compras no e-commerce. O estudo mostrou que no primeiro trimestre deste ano houve 15,7 milhões de instalações de aplicativos de varejo on-line. Sendo um aumento de 2,6% em relação ao ano passado, que teve 15,3 milhões de downloads.
Essa pesquisa só mostra como os brasileiros estão habituados a usar o celular para fazer qualquer tipo de compra. Em 2021, 54% das vendas no e-commerce vieram do mobile”.
Mas se você pensa que o uso dos celulares acontece apenas nas compras online, você está enganado! Os usuários têm preferido usar o celular para assistir a filmes e séries na plataforma de streaming, jogar em aplicativos de jogos online e muito mais.
Essas informações são cruciais na elaboração de estratégias de marketing para a versão mobile, para alcançar os clientes brasileiros, seja ativando clientes que já compraram, mas que se mostram inativos, seja despertando o interesse em novos clientes. Resumindo, planejamento e gestão de mídia são as chaves para o sucesso no varejo. Confira agora 3 estratégias para você vender mais pelos smartphones.
Hoje em dia os principais marketplaces do Brasil contam com aplicativo das suas lojas para os celulares. Através dos próprios aplicativos o varejista consegue oferecer recursos exclusivos, que não estão disponíveis na página web.
Os apps são uma excelente forma de facilitar as compras e divulgar ofertas relevantes. Um exemplo disso é a própria Shopee que faz o evento 11.11. Mas lembre-se, crie um sistema que:
Consumidores que costumam fazer compras online através dos smartphones, tendem a gravar os dados do cartão ou utilizar o digital wallets (carteiras digitais), como Apple Pay e Google Pay. Isso elimina a necessidade de pegar o cartão físico em cada compra. Para melhorar a usabilidade dos clientes mobile, permita o uso de gateways de pagamento digitais ou de carteira digital própria, dentro de sua página/app.
Outra alternativa é investir em canais de atendimento otimizados para dispositivos móveis, podendo ser chat online e ferramentas como call-back que permite o cliente solicitar uma ligação da equipe, enquanto continua navegando na loja.
O chat online é um canal disponível tanto para websites, como aplicativos, que dá a oportunidade de abordar os visitantes em tempo real. Isso garante que os visitantes não precisem ficar alternando entre os os aplicativos e as páginas web para tirar suas dúvidas sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Resumindo tudo o que foi dito, as pessoas estão cada vez mais interessadas nas compras por meio dos celulares, já que conseguem fazer isso de qualquer lugar e sem precisar de um espaço adequado, o que seria necessário para compras através dos desktops.
Com isso, é necessário que as lojas estejam preparadas para melhor atender esse público, sempre focando na melhor usabilidade da versão mobile. Para entender mais como melhorar sua versão mobile, leia nosso artigo sobre “Como aumentar o faturamento da sua empresa com mobile commerce”.
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