Como Funciona uma Plataforma de Afiliados?
Atualmente, uma plataforma de afiliados desempenha um papel muito importante no marketing digital. Saber como elas funcionam é fundamental para qualquer pessoa que deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados.
Por isso, se você quer saber o que é plataforma de afiliados e como elas funcionam, recomendamos que leia com atenção este artigo onde vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é uma plataforma de afiliados?
Uma plataforma de afiliados é, geralmente, um site que reúne oportunidades e programas de afiliação em um só lugar, facilitando a gestão e o acompanhamento de futuros resultados. Além disso, diversas empresas a utilizam como estratégia para divulgação e venda de seus produtos e serviços.
Muito embora existam diversos programas de afiliados independentes muito interessantes e lucrativos, a grande maioria das oportunidades em termos de programas de afiliados, se concentra nas plataformas de afiliados.
Muitas empresas preferem terceirizar este serviço, se associando a uma das diversas plataformas de afiliados existentes, e com isso repassam todo o trabalho de gerenciamento de afiliados para elas, tornando tudo muito mais prático.
Como funciona uma plataforma de afiliados?
Para os afiliados, basta fazer o cadastro na plataforma, ter seu perfil aprovado e depois, acessar o seu painel de controle de sua conta para selecionar produtos para promover e conseguir os links ou cupons para inserir em seu site, blog ou até mesmo loja virtual.
Para as empresas anunciantes, elas também precisam se cadastrar na plataforma, e a partir daí, elas pagam uma pequena taxa como forma de remuneração pelo uso dos recursos da plataforma.
Os sites de afiliados são os responsáveis pela gestão dos programas, dos afiliados e também pelo monitoramento de vendas.
Diferença entre anunciante, afiliado e cliente
A plataforma é o painel de controle em que o produtor define as diretrizes do seu produto digital (como público-alvo, preço, valor e tipo da comissão) e o afiliado, ao se cadastrar gratuitamente no sistema, tem acesso a todos esses detalhes para começar a vender.
No programa de afiliados, há três agentes importantes e necessários para que a operação aconteça. Veremos agora as definições de anunciante, afiliado e cliente. Entenda melhor quem participa das plataformas de afiliados:
O anunciante
Ele é o dono do produto ou serviço. Pode ser uma empresa ou até mesmo um único profissional. É ele quem vai contratar o serviço da plataforma de afiliação, com o objetivo de criar uma rede de promotores, os afiliados. Com o seu cadastro de produtor, ele deve enviar o produto à plataforma e estabelecer os critérios de venda. É aconselhável que o próprio anunciante faça a sugestão de copys, palavras-chaves, regras para anunciar e outros materiais de apoio. Dessa maneira, ele consegue distribuir seu produto ao maior número de pessoas possível.
O afiliado
É responsável por promover o produto do anunciante em troca de uma comissão. Pode ser também uma pessoa ou uma empresa. Normalmente, para fazer essa divulgação, ele utiliza estratégias de marketing digital em sites, blogs, redes sociais e outros canais para monetizar seus conteúdos. Quanto mais nichado é esse conteúdo, mais efetivo será o afiliado (trabalhando um produto que esteja de acordo com seu nicho). Deve permanecer atento aos comunicados do produtor (sobre atualização do produto, por exemplo), relatórios de métricas quanto às vendas e outros detalhes.
O cliente
De fato, a pessoa mais importante em todo esse processo é, sem dúvidas, o cliente. É ele quem vai gerar lucro tanto para anunciante quanto para o afiliado.
Apesar do nome “programa de afiliados”, os clientes também fazem parte desse processo. Serão eles que darão feedbacks e contarão com o suporte caso apareça algum problema com o produto.
Vale destacar, porém, a importância do bom relacionamento entre anunciante e afiliado. É um verdadeiro trabalho em conjunto, já que a venda é do interesse dos dois. Para isso, ambos precisam manter um contato próximo e baseado em resultados, sempre analisando o que pode ser melhorado. Um bom começo, por exemplo, é aliar a produção de conteúdo adequado pelo afiliado a uma oferta adequada do anunciante.
Quais as vantagens de utilizar uma plataforma de afiliados?
Tanto para anunciantes quanto para empreendedores digitais, trabalhar com uma plataforma de afiliados é altamente vantajoso.
Como dito anteriormente, para as empresas que oferecem programas de afiliados, a terceirização do serviço de gerenciamento destes programas é o maior atrativo, o que faz com que os melhores programas de afiliados sejam encontrados nestas plataformas.
Para os empreendedores digitais, a grande vantagem é concentrar em um só lugar, ou em poucos lugares, a gestão de anúncios.
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