Hiperautomação: uma tendência da tecnologia futurista

Você sabia que a hiperautomação será uma das tendências tecnológicas que marcará a próxima década? Atualmente a maioria dos processos empresariais são automatizados. Mas você já pensou o que aconteceria se automatizássemos até mesmo as tomadas de decisões? 

Não falamos mais em Gestão de Processos sem abordar a automação. A aplicação de tecnologias se faz presente desde as tarefas mais simples — com ajuda dos softwares de gestão — até as mais complexas — com o uso do RPA (Robotic Process Automation). Hoje, precisamos tanto das máquinas que o assunto da vez é a hiperautomação.

Já entendeu que essa será uma ferramenta importante, mas ainda não conhece seu funcionamento? Não tem problema, nós te explicamos detalhadamente os principais pontos que envolvem essa nova tecnologia!

O que é Hiperautomação?

A hiperautomação, também denominada automação de processos robóticos (DPA na sigla em inglês) ou automação inteligente de processos (IPA em inglês),  consiste em, como o próprio nome diz, ampliar a automação dos processos empresariais. O conceito, que vai além de mecanizar as tarefas manuais repetitivas realizadas por pessoas, se refere à automação de qualquer processo empresarial utilizando uma combinação de tecnologias avançadas.

De forma mais detalhada, a hiperautomação é responsável por ampliar a automação de cadeias produtivas, fluxos de trabalho, processos de marketing, etc, aplicando uma variedade de ferramentas como a Automação Robótica de Processos (RPA), Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA), trabalhando em harmonia para otimizar os processos de negócios complexos, inclusive os que antes requeriam especialistas no assunto. Sim, você não leu errado, as próprias máquinas seriam capazes de conduzir questões mais complexas, incluindo tomadas de decisões. Como dito anteriormente, elas permitem automatizar qualquer tarefa repetitiva e inclusive criar bots que os executem.

Automação Robótica de Processos e Machine Learning

Como funciona a hiperautomação?

Como vimos, o funcionamento da hiperautomação não se baseia em uma única tecnologia. Ela inclui a integração de um conjunto das mesmas entre as quais cabe destacar:

  • Robotic Process Automation (RPA): a automação de processos robóticos permite configurar um software que facilita o uso de robôs para a realização de processos estruturados e repetitivos em sistemas digitais;
  • Machine Learning: tecnologia que, por meio de algoritmos, permite que os computadores aprendam a realizar tarefas complexas por si próprios sem necessidade da programação adicional feita por humanos;
  • Inteligência Artificial: tem como propósito a criação de máquinas capazes de tomar decisões e resolver problemas simulando o pensamento lógico humano;
  • Big Data: conjunto de tecnologias que permite armazenar, analisar e gerenciar a abundância de dados geradas pelos dispositivos com o objetivo de identificar padrões e criar soluções adequadas;
  • DigitalOps: estrutura de processo de negócios projetada para simplificar, medir e gerenciar processos em toda a empresa, oferecendo uma ampla gama de outras tecnologias;
  • APIs: conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web;
  • Cobots: robôs que compartilham as tarefas com os trabalhadores humanos e que estão revolucionando os processos produtivos;
  • Chatbots: sistemas baseados em IA, ML e Processamento de Linguagem Natural (PLN) capazes de manter uma conversa em tempo real com um interlocutor humano por texto ou voz.

Ainda nessa linha, temos as suítes inteligentes de gerenciamento de processos de negócios (iBPMS, intelligent business process management suites), as plataformas de integração como serviço (iPaaS, integration platforms as a service) e os motores de busca de informações. Além disso, a hiperautomação também permite criar o gêmeo digital de uma organização (DTO, Digital Twin Organization), que é uma representação virtual de um produto ou fluxo de trabalho que possibilita fazer uma simulação de como os processos interagem e ver onde eles geram valor em tempo real.

Se você está preocupado e acha que seria impossível implementar tudo isso de uma única vez no seu negócio, pode ficar tranquilo. Segundo o Gartner, de todas essas ferramentas, as que de fato tornam possível a melhora das decisões da sua empresa são a automação robótica de processos e a inteligência artificial. 

Além disso, as plataformas de hiperautomação são variadas e podem ser implantadas nas ferramentas que a sua empresa já possui. Porém, em contraponto, é importante reforçar que mesmo que o seu negócio esteja em dia com a maior parte dessas tecnologias citadas, isso não significa que ela já seja hiperautomatizada. Isso só ocorre quando o processo é pensado e planejado como um todo, realizando a combinação de todos esses fatores de uma forma efetiva para as suas vendas, por exemplo.

Quais são as vantagens da hiperautomação?

  1. Atingir esse nível de maturidade ajuda a organização em uma série de frentes. São inúmeros benefícios tanto no que se refere ao desempenho da empresa quanto ao bem-estar dos trabalhadores. A seguir, enumeramos alguns deles:
  2. Permite a integração de tecnologias disruptivas no dia a dia da empresa, executando processos de negócio da forma mais rápida e eficiente e reduzindo os erros.
  3. Melhora a satisfação dos funcionários, que se movem em um ambiente de trabalho inteligente e não precisam investir seu tempo em tarefas maçantes que não agregam valor, assim como intensifica a capacidade da força de trabalho ao aumentar a produtividade e a competitividade.
  4. Reduz os custos operacionais das organizações e permite a escalabilidade da empresa.
  5. Permite extrair informações empresariais dos dados e tomar decisões de uma forma mais eficaz utilizando também o Business Intelligence.
Business Intelligence na Hiperautomação

Espero que tenhamos te convencido de que quem investe em hiperautomação investe automaticamente no futuro. E é por isso que a Ucommerce já oferece soluções com a utilização dessa tecnologia. Aqui, nós ajudamos o seu negócio a atingir a modernidade, otimizar processos e escalar as suas vendas e acessos ao seu site. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!