Uma venda é o que faz as engrenagens de uma empresa funcionarem. Afinal, é através da comercialização dos seus produtos ou serviços que um negócio gera renda recorrente e de forma produtiva. Nesse contexto, existem atualmente diversos canais para se comunicar com clientes em potencial e dar visibilidade aos seus anúncios. Um deles é o marketplace.
Concordamos que o termo “marketplace” já é muito popular por aí, principalmente com a ascensão de algumas plataformas nos últimos anos, certo? Caso você seja um empreendedor e possua um negócio digital ou um e-commerce, entender como utilizar um marketplace pode ser uma verdadeira receita para o sucesso. Mas você sabe o que é, como funciona e como anunciar no marketplace? Se a resposta for não, esse post foi escrito para você!
Marketplace pode ser definido como um espaço virtual que reúne diversas lojas em um mesmo portal. É basicamente um shopping virtual onde as lojas possuem autonomia para vender seus próprios produtos, mas compartilham a mesma estrutura de um grande lojista ou marca. Além disso, nos últimos anos os marketplaces vêm passando por uma grande consolidação no nicho de e-commerce e tornaram-se grandes pontos de vendas.
Com base no que foi dito, entender como anunciar no marketplace pode ajudar muitos gestores e empreendedores de negócios digitais a responderem uma questão muito comum em seu dia a dia: “Como aumentar as vendas e atingir o maior número possível de clientes, de forma mais rápida?”. Vamos descobrir agora!
Parece uma etapa óbvia, mas para quem não sabe nada de anúncios em marketplaces, é bom deixar registrado: antes de qualquer coisa, você vai precisar realizar um cadastro. Geralmente, nesse cadastro são pedidos dados pessoais do responsável pela loja e dados da loja em si. Nesse caso, é necessário ter um CNPJ ativo e sem restrições para a sua marca.
Após efetuado o cadastro, na maioria dos marketplaces, é realizada uma análise com base nos dados fornecidos. Se estiver tudo certo, o lojista estará liberado para começar a cadastrar e anunciar os seus produtos.
Caso você já possua um e-commece e deseja apenas realizar uma integração entre a sua loja e o marketplace, também é totalmente possível. Inclusive você já deve ter ouvido falar de marketplace hub (ou integrador de marketplaces), certo?.
Um marketplace hub é um grande centralizador de operações: permite visualizar em um único canal todos os seus pedidos, mensagens de SAC, estoque e anúncios em todos os marketplaces integrados nessa ferramenta.
Para um lojista que anuncia seus produtos em marketplaces, contar com um hub de integração é essencial para manter a eficiência da operação e reduzir custos e riscos de erros. A Ucommerce oferece essa solução e muitas outras para facilitar a escalação das suas vendas, é só conferir!
Existe um pilar muito importante que auxilia na divulgação do seu produto chamado ranqueamento. Ou seja, se ele estiver bem ranqueado, quando um cliente buscar por um item específico na plataforma, o da sua loja aparecerá nas primeiras colocações dos resultados.
E um dos pontos que mais influencia nesse ranqueamento é o título ou nome do produto. Ele deve ser objetivo, mas tentar cobrir o máximo de informações possível. Características que definam o produto devem estar descritas, facilitando na hora do consumidor encontrar o produto.
Outra dica em relação a títulos de produtos no marketplace é: sempre aplicar e considerar técnicas de SEO ao elaborá-los.
Outro ponto de extrema importância é a descrição do produto. O título atrai o cliente, mas é a descrição do produto que pode fazer a diferença na transformação de um lead em cliente, por exemplo.
Esse campo precisa ter as informações essenciais do seu produto. No texto descritivo, faça uma síntese de forma leve e objetiva destacando do que o produto é feito, para quê é recomendado e como funciona. Lembre-se de que erros de português não são toleráveis, pois passarão uma péssima imagem da sua empresa.
Além disso, a maioria dos marketplaces fornecem campos de “Dados Técnicos” para que o lojista consiga descrever as características dos produtos. Preencher o máximo de informações que puder é muito importante, isso pode ser decisivo para fazer com que o cliente compre.
A imagem também é outro fator que merece atenção. Os anúncios devem possuir imagens de boa qualidade e com um bom enquadramento. As fotos não precisam ser exageradamente produzidas, mas devem ser nítidas, claras e mostrar o produto sob diversos ângulos.
As plataformas de marketplace permitem que você poste diversas imagens do produto, que devem ser carregadas no momento em que ele está sendo cadastrado. Mesmo que você não tenha um acervo de fotos, é importante sempre postar mais de uma imagem, já que estamos falando de uma plataforma digital onde o cliente não está vendo pessoalmente o produto e, por isso, boas imagens são fundamentais.
Outro elemento crucial é o preço. Analisar os concorrentes para descobrir as faixas de preço em que os produtos de mesmo nicho que o seu estão sendo anunciados é uma das formas de alinhar a precificação das suas ofertas.
Além disso, ao elaborar o preço para os produtos da sua página em marketplaces, é importante lembrar que uma porcentagem da venda irá para a plataforma. Ou seja, avaliar quais são os custos envolvidos e detalhar tudo acerca disso para formular o valor final e ideal, é um passo essencial para quem não quer sair no prejuízo.
Por fim, é muito importante que a página do seu negócio no marketplace conte com informações de contato sempre atualizadas. Se o negócio possui uma loja virtual, é recomendado deixar um link para a loja também e, dessa maneira, aproveitar o espaço e a visibilidade do marketplace para atrair tráfego para o seu site.
Agora você já sabe como anunciar em um marketplace, mas acha que é muita coisa para dar conta sozinho? Não tem problema, nós podemos te auxiliar nisso!
A Ucommerce oferece ferramentas e tecnologias que ajudam os seus anúncios a ranquearem no marketplace, fazendo com que clientes em potencial encontrem os seus produtos no momento certo.
Além disso, nós podemos te auxiliar com a tomada de decisões a respeito do futuro do seu negócio baseada em dados concretos, através do business inteligence. Ele atua no sucesso de campanhas, estratégias e vendas, e armazena dados importantes sobre empresas, clientes, concorrentes e mercado.
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